Tales Frey

Atendo ao Molde (2013)

 

Tales Frey, Atendo ao Molde2013. Vídeo, 1’04’’. Edição: 5 + 2 P.A.

 

Gerúndio do verbo ater e presente do indicativo do verbo atender. Eu me comprometo com um molde: considero esse padrão e tento fixá-lo no meu corpo. Um processo árduo, doloroso, que pressupõe uma transformação da minha silhueta corporal sob forma de queimaduras. Pareço abster-me da forma natural das minhas mãos para tentar “vestir” um par de luvas que se formaria de maneira penosa, mas que se desvanece facilmente devido à fragilidade do material. O processo de me adornar com as luvas advindas de velas denota, igualmente, a longa oração de um fiel que segura as chamas da sua inflamada súplica que culmina na autoflagelação. O “Senhor” ordena e o fiel obedece, atende, diz “amém”, assim como o subordinado à Moda. Tanto a Moda quanto deus escapam das mãos e ferem como o líquido quente da parafina, que registra a impossibilidade de um encontro concreto com o ideal almejado e demonstra o eterno devir de um sujeito escravizado em sua busca.

 

HISTÓRICO

[2019] Exposição Metáforas Funcionais para Corpos no Espaço. Galeria Monumental, Lisboa, Portugal.

[2017] FONLAD – Festival Internacional de Vídeo Arte e Performance. Galeria Santa Clara, Coimbra, Portugal.

[2017] Rapid Pulse International Performance Art – Video Series / Embodied Politics. Curadoria de Giana Gambino. Defibrillator Gallery, Chicago, Estados Unidos.

[2016] Exposição coletiva A Natureza da Margem. Curadoria de José Aparício Gonçalves. Queer Lisboa XX: Festival Internacional de Cinema Queer, Oficina Irmãos Marques, Lisboa, Portugal.

[2016] Mostra Brasil: Ficciones. Curadoria de Laurem Crossetti. Espacio Tangente, 
Burgos, Espanha. 


[2015] Exposição coletiva (Tra)vestir um fa(c)to. Curadoria de José Maia. Espaço MIRA, Porto, Portugal.

[2015] Mostra Brasil: Ficções. Curadoria de Laurem Crossetti. Armazém do Chá, Porto, Portugal.

[2014] Exposição coletiva Moda e Religiosidade em Registros Corporais. Curadoria de Tales Frey. SESC Rio Preto, São José do Rio Preto-SP, Brasil.

[2014] Exposição coletiva Moda e Religiosidade em Registros Corporais. Curadoria de Tales Frey. SESC Campinas, Campinas-SP, Brasil.

[2013] Exposição coletiva Moda e Religiosidade em Registos Corporais. Curadoria de Tales Frey. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.

 

Tales Frey, Atendo ao Molde (Tríptico), 2013. Fotografias, 48 x 27 cm cada. Edição: 5 + 2 P.A.

 

Tales Frey, Atendo ao Molde – Objeto, 2013. Fotografia, 50 x 33,3 cm. 
Edição: 5 + 2 P.A.